O tratamento endodôntico, também conhecido como tratamento de canal, é um dos procedimentos mais comuns na odontologia, contudo, é frequentemente abordada com receio por muitas pessoas.
Por isso, eu separei os principais aspectos desse procedimento para que você compreenda detalhadamente o que ele envolve e como pode restabelecer a saúde do dente de forma indolor e eficaz.
A endodontia é um tratamento que visa a tratar a parte interna de um dente, conhecida como polpa dentária. Essa estrutura contém nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo, e quando está inflamada ou infectada devido a cáries profundas, fraturas dentárias ou lesões, é necessário intervir para evitar complicações.
A primeira preocupação de muitas pessoas com procedimentos odontológicos em geral, é a dor. Mas o tratamento endodôntico, – assim como tantos outros procedimentos odontológicos –, é realizado com anestesia local, isso garante que os pacientes não sintam dor durante o procedimento. Aliás, o tratamento de canal é a solução para aliviar a pulpite, que é a dor causada pela inflamação ou infecção na polpa do dente.
O tratamento endodôntico é um processo em algumas etapas. Primeiro, acessa-se a polpa do dente através de um pequeno orifício, geralmente feito na parte posterior do elemento dentário. Em seguida, o tecido inflamado ou infectado é minuciosamente removido com o auxílio de alguns instrumentos.
Após a remoção completa do tecido comprometido, o espaço vazio é limpo e desinfetado para evitar novas infecções e, em seguida, o canal é preenchido com um material biocompatível e selado para proteger o dente contra possíveis reinfecções.
Em alguns casos, em situações que demandem maior suporte estrutural, pode ser necessário colocar um pino intra-radicular para fortalecer a restauração do dente e evitar possíveis fraturas.
O tratamento de canal não é algo a ser temido. Ele é um procedimento seguro e com altas taxas de sucesso, que visa a preservação do dente natural, preservando suas funções mastigatórias e estéticas em plena integridade.
Após o tratamento, recomenda-se o acompanhamento e avaliação da recuperação do dente, assegurando assim, o sucesso do procedimento.
Caso precise de um tratamento endodôntico, não tenha medo de buscar ajuda de um profissional, afinal, manter um sorriso saudável é fundamental para o bem-estar. "Saúde da boca e do corpo não se separam".